Eu comecei um novo projeto, e decidi vir aqui te contar tudo sobre ele! 👀

Há algum tempo eu tenho ajudado qualquer pessoa que precise de ajuda com Git. Pelo que tenho visto, a maioria das pessoas usa os comandos git diariamente sem necessariamente entendê-los…

Isso não é um problema, principalmente se você está começando a sua jornada com versionamento, no entanto, não entender os comandos pode te levar a enrascadas com o Git (conflitos eu estou olhando pra vocês). E por mais que o Git nos ajude no processo de desenvolvimento a rastrear alterações, conflitos e detached heads são coisas chatas de resolver, principalmente se você não entende o que precisa fazer não é mesmo?

Com o objetivo de melhorar a vida de quem usa Git, eu comecei o GitFichas. O GitFichas nada mais é do que um site que agrega fichas de estudo sobre Git, tudo em bom português e da forma mais simples possível para que qualquer pessoa possa entender melhor cada comando ou conceito.

GitFicha explicando como adicionar interativamente partes de alterações em commits com o comando git add -p

GitFicha número 008 falando sobre o git add -p

As fichas são imagens que explicam comandos ou conceitos que eu uso diariamente no Git e ainda trás dicas pouco conhecidas ou utilizadas, mas que quando bem aplicadas são uma mão na roda.

Toda semana saem duas fichas novas, uma na segunda-feira e outra na quarta-feira.

Eu publico as fichas no meu perfil no Twitter e no LinkedIn, mas você pode aproveitar e seguir o GitFichas no Instagram ou se inscrever no canal do GitFichas no Telegram.

E se você quiser sugerir um comando ou conceito para ver no formato de ficha, deixa o seu comentário ali em baixo ou responde esse tweet aqui 👇



Eu to colocando os comandos que me mandam na fila para fazer fichas 😉