A escritora e o robô
Um conto de fadas sobre pull requests na era da IA
Era uma vez numa manhã de sexta-feira que com café na mão a escritora olhou para o seu blog e encontrou um pequeno bug escondido entre os posts.
Entre misturar posts e capturar PRs, um bug havia sido criado sem a escritora perceber.
Mas este não é o conto daquele bug, este conto é sobre uma mudança feita depois que o bug foi resolvido quando a escritora e seu fiel ajudante robô começaram sua missão…
Algo acordou o monstro do rancinho
Nos últimos oito posts, a escritora havia esquecido de definir uma variável que direciona os artigos para suas páginas específicas de idioma.
Esse bug não era grande, mas mesmo assim incomodou a escritora: novos posts apareciam no feed principal que é bilíngue, mas não nas páginas espeçifícas de inglês ou de português.
Percebendo o problema, a escritora rapidamente se desfez desse pequeno bug com o GitHub Mobile e um PR igualmente pequeno.
Enquanto revisava a prévia do pull request, algo mais pareceu estranho. As imagens de capa tinham começado a parecer genéricas demais para o que a escritora vinha publicando recentemente sobre Preptember e Hacktoberfest.
Todos os posts diziam “variados” (miscellaneous) e o resultado foi que a escritora encontrou um bebê rancinho pelas capas que amou por tanto tempo.
O rancinho é um monstro terrível que faz toda escritora (e desenvolvedora) querer mudar seu site. Se deixado sozinho, o rancinho sempre cresce e se torna um monstro terrível que só é derrotado por uma refatoração completa do site.
Enquanto o café começava a despertar o cérebro da escritora, uma ideia surgiu:
é hora de preparar uma nova imagem de capa!
A escritora normalmente alterna entre algumas capas e uma capa dizendo “open source” parecia descritiva e mais alinhada com os últimos posts escritos.
Ou pelo menos, assim pensava a escritora…
Colocando o GitHub Copilot em ação
Depois de criar, exportar a nova capa e fazer upload para o CDN, a escritora tinha todos os ingredientes para preparar um novo feitiço.
A escritora abriu uma issue com os ingredientes e as instruções para derrotar o rancinho: Mudar a imagem de capa nos posts relacionados a open source para a nova imagem de capa. E deu tudo para o robô confiável atribuindo ao GitHub Copilot.
Quando você atribui uma issue ao seu robô, ele vai começar a trabalhar imediatamente criando um PR em rascunho, dizendo que vai trabalhar na issue e que vai atualizar o PR conforme progridir.
Alguns minutos depois, o Copilot atualizou o PR com uma lista de verificação dos passos que tomaria para fazer as mudanças propostas. Parecia um pergaminho dos antigos organizado, com os passos listados linha por linha.
A escritora ficou realmente surpresa ao descobrir que 27 posts sobre open source existiam. Tanto que a escritora pensou que o robô cometeu um erro e coletou os posts errados para atualizar a capa.
Mal sabia a escritora, que o robô encontrou posts de muito tempo atrás…
Trabalho feito mas mentes mudaram
Com o trabalho realmente feito, o pequeno robô atualizou o pull request, escreveu um relatório das mudanças, e chamou a escritora para uma revisão do feitiço antes que ele pudesse ser lançado para produção.
Foi assim que a escritora confirmou que realmente 27 posts eram sobre open source:
- 8 sobre Preptember
- 4 sobre GitFichas
- 2 sobre pull requests
- E incríveis 13 sobre Hacktoberfest
A escritora podia sentir o feitiço funcionando e ficou muito animada para ver a prévia dos posts com a nova capa!
Mas a animação não durou muito…
O rancinho ataca novamente
Quando a página carregou, a felicidade da escritora durou pouco e foi mais ou menos assim:
AEEE CAPA NOVA… espera…
afff todo post agora é open source 😮💨
pelo menos a nova capa tá massa ¯\_(ツ)_/¯
A escritora rapidamente percebeu que esse bebê rancinho era forte e estava pronto para lutar.
Temendo que o rancinho saísse de controle muito em breve, a escritora criou duas novas capas para adicionar ao feitiço: uma para Hacktoberfest e uma para posts de Preptember.
Sem demora, as duas novas capas foram adicionadas e com um comentário a escritora colocou o robô para trabalhar mais uma vez.
Observando o trabalho de perto
Para evitar mais problemas desta vez, a escritora também olhou o trabalho enquanto estava acontecendo lançando o feitiço View session.
Visualizar uma sessão te dá uma janela para o pensamento do pequeno robô e te permite observar todos os passos que o robôzinho está fazendo enquanto eles estão acontecendo.
O final feliz
Alguns minutos depois, o Copilot terminou de implementar as mudanças e a escritora pôde olhar a prévia novamente.
Desta vez o rancinho parecia distante e fraco. A variedade ajuda a manter o rancinho longe. 😅
Tomando café, corrigindo bugs, e vendo o Copilot trabalhar deu à escritora esperança para um futuro sem rancinho.
Quando a xícara de café estava vazia, o pull request havia sido mergeado e o feitiço tinha criado raízes: Os posts do Hacktoberfest agora têm sua própria capa, os de Preptember têm a deles, e o resto do conteúdo de open source tem uma nova cara.
O rancinho se foi, substituído por capas que realmente representam sobre o que os posts recentes falam.
Às vezes as menores mudanças fazem a maior diferença. Às vezes, tudo que é preciso é uma xícara de café, um assistente robô, e um pouco de magia.
E assim, com uma xícara de café e um robô prestativo, a escritora viveu feliz para sempre. Bem pelo menos por enquanto…
Fim
Pequena observação: Acho extremamente divertido quando o Copilot reage com 👀 aos comentários que marcam ele.
