Desenvolvimento do GitFichas

GitFichas #

Olá você que acabou de chegar por aqui, te desejo boas vindas do fundo do meu coração! Aqui você vai encontrar notas e pensamentos sobre o processo de desenvolvimento do site GitFichas.

Esse diário não é um diário #

Aviso antes de começar: Embora essa página chame “Diário” ela vai ser atualizada quando der e não necessariamente cada página vai ser amarrada à uma data.

Também vale salientar que, diferentemente dos artigos no meu blog, o objetivo desse blog é contar o processo de construção do GitFichas. Você vai aprender lendo isso aqui? Provavelmente sim, porém, o objetivo aqui é expor mais do que ensinar. Expor raciocínios, passos, pensamentos e processo, assim como também e mais importante, expor aprendizados.

Espero que as informações contidas aqui possam te ajudar de alguma forma. E que essa sequência temporal dos fatos te inspirem a quem sabe construir o seu projeto, de preferência sem cometer os mesmos erros que eu cometi.

Como eu trabalho no GitFichas #

Eu tenho um tempo limitado para trabalhar no GitFichas, ele é, literalmente, um projeto de final de semana. Então toda novidade e alteração que você vê por aqui ocorre em vários dias.

Eu tento separar as atividades e ajustes para que eles precisem de no máximo um dia e meio de trabalho. Assim eu posso trabalhar no GitFichas no sábado e descansar no domingo, para começar a semana de trabalho na segunda sem estar cansada.

Um pouco de história #

Como nasceu o GitFichas #

Eu tenho preparado alguns conteúdos de Git que eu ainda não estou pronta para compartilhar, vai ser um material num formato mais longo então eu tenho precisado de mais tempo entre preparar, revisar e publicar. Por causa disso, um incômodo começou a aparecer em mim.

Esse incômodo pode ser resumido em: “Eu to fazendo esse material para ajudar pessoas, mas ele ainda não está pronto, e a parte que está pronta, está simplesmente sentado no meu computador e não está ajudando ninguém”. Por causa disso eu tentei achar um espaço intermediário onde eu consiga publicar parte do conteúdo que está pronto e ajudar pessoas com as suas dúvidas.

Comecei a pensar sobre como viabilizar nisso, nessa mesma época eu estava brincando de aprender a desenhar e aprender a fazer lettering no iPad. Nessa mesma época Chris Albon e Julia Evans — siga ambos, ótimas referências para acompanhar — passaram pela minha timeline no twitter postando um Machine Learning Flashcard e um Zine respectivamente, e aí algo clicou na minha cabeça, talvez eu possa fazer algo parecido só que para Git. E aí o trabalho começou.

Como cada ficha é feita? #

Cada ficha é desenhada manualmente. Sim você leu certo, desenhada. Deixe-me explicar melhor.

Para cada ficha eu sigo o mesmo conjunto de passos:

  1. Escolha do comando: eu escolho o comando que vai ser abordado com base em perguntas que faço no twitter, ou o comando que eu usei na semana e achei legal, ou até mesmo pedidos de ajuda que recebo por aí;
  2. Planejamento do conteúdo: eu escrevo o rascunho do conteúdo de cada ficha no meu bloco de notas, os rascunhos contém o comando, o título da ficha, e a lista de descrições de cada parte que compõe esse comando, depois eu traduzo tudo para inglês;
  3. Criação da ficha: só quando eu tenho todas as informações que eu quero colocar na ficha eu faço o desenho, para isso eu uso o Procreate, desenho o comando, escrevo as descrições, os títulos e exporto a imagem em ambos idiomas.

Aqui tem uma timelapse de um card sendo preparado:

Timelapse da ficha 46 sendo preparada

Com isso temos uma ficha, para finalizar eu gero o post da ficha, e publico elas usando os procedimentos descritos nas páginas desse diário.