Gerando chaves das APIs do Google
Hoje em dia é sempre API isso ou API aquilo. APIs nada mais são do que uma forma de acessar dados e/ou serviços por meio de um programa. Mas pra acessar APIs como as do Google você vai precisar de uma chave. Esse tutorial de hoje vai ensinar você a criar uma chave do Google e ativar uma das APIs do Google para usá-la. Lembrando que os passo a seguir são para criação de chaves para uso próprio, chaves para aplicações web e outras aplicações pode ter passos diferentes ;)
Começando
Pra começar acesse o painel de desenvolvimento do Google. Ele deve ter uma carinha parecida com essa aqui:
Criando um projeto
Para criar uma ou mais chaves, você precisa ter um projeto. Toda e qualquer chave de API do Google precisa de um projeto para existis. Então vamos começar criando um desses. Clique em Criar projeto
:
Depois em criar:
E então escolha um nome para o seu projeto e clique em criar:
Ao clicar em criar você voltará para o painel:
Notou como não tem mais o aviso de “está faltando projetos”?
Criando uma chave
Agora no menu a esquerda da tela clique em Credenciais
para acessar o painel de chaves.
É nessa parte que no futuro vão ser listadas todas as chaves que você gerou para aquele projeto. Agora clique no botão Criar credenciais
bem no centro da tela:
Esse botão vai mostrar algumas opções, dentre elas a que nós queremos se chama “Chave de API”:
Ao clicar nela irá abrir uma janelinha com a sua chave (aqui editada por motivos de segurança):
Uma coisa que você vai querer fazer aqui é clicar no botão de copiar que aparece no final da chave de API (afinal você provavelmente ta criando a chave para usá-la). Depois é clicar em fechar para voltar para o painel de credenciais que agora tem uma lista de um item yaaayy \o/ e deve ser algo mais ou menos assim:
Ativando uma API
Agora o próximo passo é escolher uma API na biblioteca das APIs disponíveis. Comece escolhendo a opção Bibliotecas
naquele menu lateral esquerdo:
Você pode passear pelas bibliotecas disponíveis nesse painel que irá aparecer:
Ou procurar por uma API específica, nesse caso a do YouTube:
Eu escolhi aqui a API de dados do youtube (a primeira da lista acima), e cliquei nela, o que me levou para a seguinte página:
Nessa página encontramos algumas informações sobre essa API, incluindo links para tutoriais de como utilizá-la. Mas o que nos interessa de verdade nessa página é clicar no botão de ativar:
Ao clicar em ativar, somos levados para o painel da API, é nesse painel que você acompanha várias métricas do uso dessa API.
The end
Sim, cabou já da pra usar :P
Perguntas
-
Posso usar uma chave só para várias APIs? Pode! Não vai dar problema nenhum. Afinal quem decide qual API usar é a sua aplicação/ seu programa ;)
-
Se eu posso usar a mesma chave pra várias APIs pra que eu vou criar outras? Vamos supor que você tem vários scripts/projetos/apps que fazem requisições para APIs do google, facilita um pouco a vida se você conseguir apagar uma chave de um app que você não quer que tenha acesso a API do google não é mesmo?
-
Posso mandar minha chave de API pra um coleguinha? Poder você pode, mas não deve né? Importante cuidar da segurança, já imaginou se esse coleguinha começa a fazer requisições sem controle pra API do google? A conta do cartão vai chegar alta no fim do mês.
-
Eu não preciso me cadastrar em nada? Não, acessando o console estando logado na sua conta do Gmail você já tem acesso a parte free das APIs.
Agradecimentos
Ao querido Cássio Botaro que deu essa ideia de tutorial <3