Eu tenho uma mania de achar que andei em círculos o ano inteiro e acabei no mesmo lugar que estava em dezembro do ano passado. Então assim como no ano passado decidi fazer uma retrospectiva rápida das coisas que aconteceram esse ano… Ano passado eu viajei bastante e esse ano eu quis ter mais equilíbrio na vida, conseguir focar em projetos mais perto de mim e em mim mesma. Então assim como no ano passado, vamos brincar de retrospectiva. A brincadeira é a seguinte:

  • Escolha um tema: O seu tema pode ser qualquer coisa, desde que você considere que ele tenha um peso importante no seu ano. Esse ano escolhi Projetos pessoais. Ah e se você não quiser escolher um tema só tudo bem também 😉
  • Cada coisa/momento que eu considero notável no meu ano entra na lista. Um momento notável é algo que ficou marcado de alguma forma quando alguém pergunta E aí como foi o ano?
  • Cada item da lista vai ter uma descriçãozinha com o motivo que torna aquele momento notável por exemplo: aprendi a tocar violão, e isso é notável pois eu comprei um violão fazem 3 anos e até agora tava pegando poeira;
  • O objetivo é perceber que, por mais difícil que o ano tenha sido pra você, você cresceu esse ano;

Então bora lá!

  1. Um ano de Pizza: Completamos um ano do podcast mais queridinho no mundo de ciência de dados e fizemos um episódio esse mês pra falar como foi massa passar esse ano com as pessoas que escuta o Pizza.

  2. Dei palestra num evento de marketing digital: Como no ano passado, dar palestras continuou sendo algo que eu gosto muito de fazer, esse ano o desafio foi um pouco diferente ao aceitar falar sobre serenata num evento que não estava no meu roteiro tradicional de eventos. O FireFestival é um evento anual organizado pela HotMart em Belo Horizonte e que esse ano decidiu trazer uma trilha com conteúdos mais técnicos além da tradicional trilha de marketing, e lá fui eu falar sobre ciência de dados e Serenata pra uma galera nova… Mas além de passar conhecimento, eu aprendi várias dicas que estamos aplicando no 🍕.

  3. Dei meu primeiro Keynote e o segundo também: Bem, que eu dei algumas palestras esse ano não é novidade afinal, eu adoro fazer isso, no entanto além de falar num evento fora do tradicional pra mim, eu tive a honra de ser convidada pra ser keynote em não um, mas dois eventos da minha comunidade favorita ❤️ e lá fui eu ser keynote da Primeira PyLadiesBrConf e da Python Nordeste desse ano ao lado de pessoas incríveis que admiro muito!! Amor eterno a comunidade Python e as pessoas lindas que fizeram eventos maravilhosos mesmo em condições desfavoráveis, vocês são demais! Ano que vem a PythonNordeste vai ser na minha terra natal em Recife! Nos vemos lá ein?!

  4. Ajudei a organizar a PythonSudeste: Python Sudeste evento regional e itinerante foi em São Paulo esse ano, e eu fiz parte do time maravilhoso que organizou o evento. Aos trancos e barrancos a PySE saiu e foi massa demais! Um beijo no coração de todos da org e principalmente da galera que topo estar em SP em plena páscoa pra prestigiar o evento! Ano que vem a PySE vai ser no Espírito Santo e já tem lugar.

  5. Hacktoberfest: todo ano eu tento incentivar pessoas a participarem do hacktoberfest, ano passado eu fiz uma lista de projetos brasileiros que estavam precisando de contribuições, esse ano fiz uma lista nova e ainda fiz duas lives ensinando como fazer PRs uma comigo fazendo PR e outra com uma amiga incrível onde começamos desde a instalação do git na máquina dela até o PR. Ano que vem pretendo fazer mais isso durante o mês de outubro pra ajudar mais gente 😉.

  6. Escrevi posts sobre estatística ~finalmente~: desde que eu e a Leticia Portella demos um tutorial na PyBR de 2017 sobre Introdução aos Módulos de Análise de Dados eu percebi que o mais difícil para pessoas que já programam e chegam ao mundo de ciência de dados é a parte estatística da coisa, e desde então que eu tenho vontade de explicar conceitos de estatística para pessoas. Esse fim de ano eu finalmente consegui escrever 3 blogposts (um deles já está no ar) com conteúdo de estatística descritiva! Então se você quiser aprender mais sobre isso ou relembrar conceitos fica de olho que mais posts estão por vir.

  7. Consegui configurar o OBS no meu computador: não que eu queira ser YouTuber, mas algumas pessoas aprendem melhor vendo vídeos do que lendo conteúdo, então pra completar os posts sobre estatística eu vou também gravar uns vídeos explicando como fazer as coisas com exemplos práticos! Vai ser legal! 😎 Mas pra isso eu precisava conseguir gravar de uma forma satisfatória a tela do computador e aí eu consegui configurar o OBS, um software que permite gravar e fazer stream de video, yay!

  8. Aprendi uma linguagem nova!: Eu não tinha me dado conta disso até que um amigo viu meu CV atualizado e disse “Eita, você aprendeu uma linguagem nova esse ano!” E eu fiquei “Puxa! Verdade!”. Trabalhando na Nuveo eu entrei em contato com a linguagem de programação Go, uma linguagem novinha criada pelo Google parecida com C e focada em perfomance. Como parte do produto Nuveo é escrito em Go, era de se esperar que mais cedo ou mais tarde eu aprendesse essa linguagem, com muita paciência e muita orientação do Cesar, posso dizer que terminei o ano sabendo Go. Ah e dica todas as quintas-feiras, às 22h tem encontro do grupo de estudos de Go que o Cesar organiza, então se você tá querendo aprender Go também aproveita e se junta a galera.

  9. Escrevi uma feature do zero em Go no sistema da empresa: a maior prova que aprendi é que nos últimos meses do ano, além de dar manutenção na parte Python que eu trabalhava, também desenvolvi uma feature nova do zero em Go no sistema da Nuveo! Viva!!!

  10. Roubei o Sudocast para a edição especial #OPodcastÉDelas: Esse ano foi a segunda edição do O Podcast é Delas uma iniciativa para trazer mais mulheres para a podosfera onde qualquer podcast pode participar. Aí os meninos do Sudocast toparam a ideia de que eu e umas amigas apresentassem a edição 11. Falamos de muitas coisas técnicas passa lá depois pra ouvir.

  11. Ganhei uma bolsa de estudos da Udacity: Esse ano a Udacity em parceria com algumas empresas ofereceu muitas bolsas de estudo para ciência de dados, uma dessas bolsas foi concedida em parceria com a Bertelsmann, e eu fui uma das 15mil pessoas selecionadas para primeira fase de estudos. Infelizmente não passei para segunda fase que incluía ganhar cursar um Nanodegree da Udacity, mas ainda assim foram 3 meses de aprendizado muito legais!

  12. Comecei um blog com um propósito e não terminei: Quando comecei os estudos da bolsa da Udacity decidi que, além de fazer minhas anotações, iria postar coisas sobre o que eu estava estudando num blog apenas para isso. Com o passar dos dias e com a loucura da vida, tive que abandonar o blog pois ele estava mais atrapalhando o meu andamento do que me ajudando a fixar as informações ¯_(ツ)_/¯. Mas tudo bem, os estudos me deram um guia de como fazer os posts sobre estatística pra revista do pizza \o/

  13. Fui coordenadora de trilha no TDC SP: junto com o Pery Lemke e o Vitor De Mario coordenei a trilha de Go (linguagem que aprendi esse ano ❤️) na edição de São Paulo do TDC! Tivemos um equilíbrio muito bom entre homens e mulheres palestrando e ficamos muito orgulhos com o resultado do dia 😉 

  14. Dividi apê durante um mês com a Thais: Uma das belezas de trabalhar remotamente é que da pra fazer essas coisas, morar um mês numa cidade diferente, pra melhorar ainda mais morar um mês com uma mulher incrível foi uma daquelas experiências maravilhosas que a gente nem acredita que poderia rolar ❤️.

  15. Notebooks de volta ao ar com ajuda de um amigo: ao fazer a transição para Open Knowledge foundation, uma coisa que aconteceu foi que os notebooks da Serenata viraram uma tag dentro do GitHub dificultando o acesso a eles (já que para vê-los era necessário baixar e descompactar um arquivo .zip), para mim uma característica fundamentais da Serenata era a possibilidade de ser fonte de conhecimento em análise de dados através da disponibilização dos notebooks, então eu e o Rodolfo Viana que estávamos sentindo saudade dos notebooks, com a ajuda do Cuducos, colocamos os notebooks de volta no ar num repositório só pra eles 🎉🎉 e estamos mantendo esse projeto, então se quiser mandar mais contribuições estamos lá para ajudar 😉

  16. Mudei de emprego: Ano novo vida nova de fato, fechei mais um ciclo de trabalho dessa vez, digo xau pra Nuveo, a jornada foi incrível, mas chegou ao fim. E voltando oficialmente a ser cientista de dados, digo olá para a Globo!!! Aahh e vou ser colega de trabalho do Rodolfo!!! Vai ser top!


Um ano de muitas emoções e por esse ano é só! Vamos ver ano que vem como vai ser…

Um abraço apertado e um cheiro 😘

PS.: e você que tá lendo isso, se eu te perguntasse o que você fez esse ano, o que você me diria? Se quiser contar sou toda ouvidos 😉