Acho que a maioria dos desenvolvedores que decidem começar um blog encontra-se no dilema: Agora eu sei HTML e CSS e vou fazer o meu blog, ele vai ser super leve e acessível… e por aí começa a descida pela toca do coelho. Passados três meses o blog pode até estar pronto mas nada ainda foi publicado. Então a colinha de hoje vai pra você que quer colocar conteudo na nuvem e não se apegar num primeiro momento nas decisões de código.

Eu devo ter dado essa dica e defendido essa escolha para muitas pessoas que querem começar um blog e não querem se prender as grandes plataformas. Então aqui vai pra você também: Use Jekyll.

Isso mesmo, uma ferramenta open source escrita em Ruby, Jekyll é capaz de transformar um monte de arquivos em um website estático pronto para publicação. Okay, okay a essa hora você já deve estar pensando que vai cair naquele dilema de novo de construir do zero mas não, vou te contar um dos motivos que gosto tanto do Jekyll: existe uma plataforma com uma coleção gigantesca de temas já prontos chamada Jekyll Themes.

Esse site aqui, saiu de um tema feito pelo Taylan Tatlı, o Moon. Existem temas para todos os gostos, a maioria deles com instruções passo-a-passo de como alterá-lo. Junte isso com o GitHub Pages e seu site estará no ar rapidinho.

Depois de ter colocado no ar você pode começar a fazer melhorias e/ou alterar o seu tema aos pouquinhos. Isso me ajudou no começo pode ser que seja o que você precisa também ;)

E aí, já escolheu o seu tema?