Escolha de um tema

Escolha de um tema #

Essa foi definitivamente a parte fácil do projeto.

Eu não queria ter que desenvolver uma página. Existem vários motivos por trás disso e esses são os dois principais:

  • Eu queria colocar o conteúdo no ar o mais rápido possível;
  • Eu queria uma página com uma stack similar à que já uso em sites que mantenho.

Vamos discutir cada ponto.

Colocando conteúdo no ar, rápido #

Eu acredito que muitos blogs de pessoas desenvolvedoras morrem antes de nascer.

Geralmente, a gente quer criar o próprio blog, com todas as features, alta performance e geralmente usando o último framework do momento.

Ao invés de focar no objetivo do blog que é, acima de tudo, escrever algo e publicar.

Eu prefiro ver os meus conteúdos da forma que eles ajudem alguém e única maneira de ajudar alguém, é colocando o que você escreve pra fora da sua máquina. Por isso, eu gosto de colocar coisas no ar rápido e ir melhorando elas aos poucos.

Colocar o conteúdo pra fora rápido, tem seus benefícios:

  • Feedback cedo: As pessoas tendem a ser bem vocais sobre coisas que elas acham que não funciona ou coisas que elas acham que podem melhorar.
  • Validação de hipótese: Eu sempre achei pessoas iam se beneficiar de ter um conteúdo amigável, tratado com linguagem simples e bem estruturado sobre git, o bom recebimento desse projeto, comprovou que realmente faltava isso.

E vale mencionar que esses dois benefícios nem entram no mérito de criação de portfólio e aprendizado de novas habilidades, que também são muito bem-vindos.

A stack do GitFichas #

Eu também gosto de confiar em estruturas que me deem pouco trabalho para manutenção, por isso eu tendo a usar coisas como GitHub Pages e Jekyll, que me permitem colocar uma página no ar em questão de minutos muitas vezes sem precisar rodar nada minha máquina. Ainda mais, essa foi a primeira vez que eu usei Netlify num dos sites que mantenho.

Eu já escrevi um tutorial completão sobre como colocar uma página no ar usando tanto GitHub Pages quanto Jekyll caso você tenha curiosidade.

E são essas duas ferramentas que eu uso pra colocar a maioria dos meus sites no ar por que conheço bem essas duas ferramentas, existe uma comunidade bem estabelecida que usam elas e que eu posso me apoiar, e por último, mas não menos importante, tem muita coisa pronta que da para aproveitar.

Se você acessar o meu blog, o próprio GitFichas ou até mesmo o site do Pizza de Dados, você pode se surpreender em saber que todos eles estão no ar hoje com Jekyll e GitHub Pages, e todos eles usam temas que foram alterados para suprirem as necessidades de cada um.

No caso do GitFichas eu precisava de um tema que fosse focado em imagens, e então depois de passear pela coleção de temas do Jekyll eu achei esse tema de portfólio que parecia ser o ideal para mim. Caso você queria entender como achar um tema em Jekyll para as suas páginas eu também escrevi sobre isso aqui.

Esse tema tinha suas particularidades, mas com a escolha feita, o próximo passo era colocar ele no ar, siga para a próxima página.