Como developer advocate, eu queria ficar mais confortável com a gravação e edição de vídeos. Neste post, compartilho algumas das lições que aprendi com essa experiência. Continue lendo para descobrir o que aprendi e como isso pode te ajudar na criação de seu próprio conteúdo em vídeo!

Por que gravar vídeos?

Percebi recentemente que agora tenho um nível de conforto muito bom com minha escrita, mas não tenho o mesmo nível de conforto quando preciso gravar algo.

Sendo uma developer advocate, às vezes vou precisar gravar vídeos, e estar confortável fazendo isso me ajudará a reduzir o estresse durante a gravação, gravando vídeos mais rápido e com menos erros, e talvez em algum momento no futuro eu até ame gravar tanto quanto eu adoro escrever.

Então o desafio é gravar o máximo de vídeos possível até o final do ano. Meu objetivo é gravar 3 vídeos curtos por semana sobre um assunto com o qual me sinto confortável, neste caso: git. Reaproveitar parte do conteúdo que já tenho do GitFichas e do O Grande Microlivro de Git ajudaria, para que eu não tivesse que criar muito conteúdo do zero.

Por que editar vídeos?

Não só gravar vídeos é muito importante para mim, como também queria me desafiar para aprender e me sentir confortável na edição de vídeos, principalmente aqueles que sou eu quem fala.

E você pode perguntar “Por que?” e para mim a resposta é simples: quero ajudar mais pessoas.

Embora escrever e ler sejam minhas formas preferidas de aprender, algumas pessoas desenvolvedoras preferem assistir vídeos. Tenho sonhado com o dia em que você poderá vir aqui no meu blog e ler algo ou assistir a um vídeo e aprender a mesma coisa. Você pode escolher a maneira que preferir aprender comigo.

Mas para que isso seja verdade preciso 1) gravar os vídeos e 2) editá-los. Talvez no futuro eu tenha uma equipe para editá-los para mim. Não sendo essa a minha realidade hoje, vou aprender a editar.

Uma foto do meu perfil do TikTok, mostrando os 2 primeiros vídeos

Lição 1: Vídeos de 60 segundos são um desafio

Para mim, vídeos de 60 segundos são um desafio que vem do meu gosto de misturar anedotas pessoais com o conteúdo técnico.

Acredito que sempre que você aprende algo novo com alguém você também está em busca de conexão, de se identificar com a pessoa com quem está aprendendo, e até mesmo de fazer com que um pouco da personalidade dessa pessoa apareça, Também percebo que um pouco da minha personalidade vai aparecer de outras maneiras, mesmo em tão pouco tempo.

Garantir que cada vídeo tenha menos de 60 segundos adiciona uma camada extra de desafio. Mesmo tendo começado com o TikTok em mente, pretendo postar os vídeos também no YouTube como um short. Infelizmente, os shorts precisam ter 60 segundos ou menos, daí o desafio adicional.

Lição 2: Não fale enquanto digita

Embora eu tenha a habilidade de dizer algo enquanto digito outra coisa, depois de editar os primeiros vídeos, percebi que não falar enquanto digito irá:

1) Aumentar a velocidade na edição: se eu errar fica mais fácil recortar sem ter que regravar todo o trecho ou ter que falar por cima da explicação depois;

2) Permitir fazer vídeos mais curtos: porque posso acelerar a parte do vídeo onde estou digitando e também recortá-la se quiser. Além disso, embora eu consiga falar e digitar, meu ritmo de fala muda e demoro um pouco mais dar obter a informação.

Lição 3: Aprender a editar vídeo é mais fácil com um resultado em mente

Ainda tenho um longo caminho a percorrer na edição de vídeos mas, editando vídeos curtos, consigo dividir o processo de aprendizagem em pequenos passos, até agora aprendi a:

1) Cortar um vídeo para cortar partes que não preciso;

2) Adicionar um destaque ao que estou falando, como uma seta ou linha embaixo de uma parte específica no texto texto;

3) Adicionar texto na tela;

4) Adicionar uma transição.

Espero aprender algumas outras coisas em breve, como remover o fundo se eu usar uma tela verde, legendar, adicionar efeitos para que as coisas pareçam mais engraçadas e assim por diante.

Lição 4: Paciência consigo mesma é fundamental

Estou editando as coisas no iMovie. 👀 não me julgue, ok? Eu estou começando agora.

https://res.cloudinary.com/jesstemporal/image/upload/v1694286049/imovie-editing-tiktoks_cff1zz.png

No momento eu sei exatamente um atalho: aquele para dividir o vídeo. Gostaria de saber mais atalhos, pois sei que provavelmente tornarão a edição mais rápida, também sei que a memória muscular virá com o tempo.

Além de cometer menos erros ou saber exatamente como editar algo antes de começar, para não ter que desfazer algumas coisas porque não saíram como eu esperava.

Lição 5: Mesmo que as dimensões estejam corretas, telas diferentes mostrarão o vídeo de forma diferente

O iPhone 14 por exemplo “come” no topo do vídeo no TikTok e se a ilha dinâmica estiver ligada é ainda pior.

https://res.cloudinary.com/jesstemporal/image/upload/v1694300413/different-displays-of-same-content_wx0hwk.png

Um amigo também me mostrou uma captura de tela no telefone dele mostrando que havia uma barra embaixo que cobriria uma parte do vídeo (principalmente meu rosto agora), então levar isso em consideração será bom para evitar colocar informações em uma parte que não aparecerá.

Isso basicamente significa que preciso ajustar a configuração de gravação dos próximos vídeos para que ainda possa mostrar as coisas sem comprometer o conteúdo exibido.

Lição 6: Eu ainda não gosto do som da minha própria voz no vídeo

Provavelmente porque sou excessivamente crítica com meus próprios erros, não apenas em dizer a coisa errada, mas também em relação ao meu sotaque e à maneira como simplesmente não consigo pronunciar algumas palavras “corretamente”.

Então, estou me concentrando em parar de prestar atenção em alguns deles, especialmente durante a edição, tenho que me ajudar e não gravar as mesmas coisas repetidamente. Isso também diz muito sobre como ficar confortável ao editar e gravar vídeos.

7: A parte de alcance é difícil

Estou postando no meu perfil no TikTok, também no canal do YouTube do GitFichas como shorts e no perfil do Instagram do GitFichas como Reels, mas ainda não descobri “a maneira certa” de compartilhar isso em outras plataformas como o Twitter (X) , Mastodon, LinkedIn e Bluesky.

Devo postar links para outras plataformas sempre que compartilhar um novo vídeo ou devo compartilhar o vídeo lá também? Não sei a resposta para essa pergunta agora, mas se eu descobrir te aviso.

Recapitulando

Aqui está a versão resumida da lista de lições até agora:

  • Lição 1: Vídeos de 60 segundos são um desafio;
  • Lição 2: Não fale enquanto digita;
  • Lição 3: Aprender a editar vídeos é mais fácil quando se tem um resultado em mente;
  • Lição 4: Paciência consigo mesmo é fundamental;
  • Lição 5: Mesmo que as dimensões estejam corretas, telas diferentes mostrarão o vídeo de forma diferente;
  • Lição 6: Eu ainda não gosto do som da minha própria voz no vídeo;
  • Lição 7: A parte de alcance é difícil.

Não esqueça de se inscrever ou seguir:

Continuarei compartilhando essa jornada por aqui… Enquanto isso, eu ia adorar saber a sua opinião, passa pra mandar uma mensagem em alguma das minhas redes sociais. 😉