Retrospectiva 2022: Um ano de aventuras
Em 2018 e em 2017 eu fiz retrospectivas públicas e, por algum motivo, não senti necessidade de fazer isso em entre 2019 e 2021, possivelmente por que dois desses anos foram de pandemia e eu tava só tentando sobreviver? Sim. 2022 chegou e com ele a reabertura do mundo. Esse ano tanta coisa aconteceu que acho que vale a pena a reflexão.
Vale salientar que a lista não tem uma ordem de importância.
- Peguei COVID e não tive sintomas graves: Depois de dois anos dentro de casa, esse ano voltei a sair de casa a trabalho. Com isso novos cuidados passaram a fazer parte da rotina de viagem como por exemplo fazer auto-teste todos os dias da viagem e durante tres depois de chegar ema casa, levar mascaras na mala e assim por diante… Mesmo tomando todas as vacinas e cuidados possíveis, eu previa que iria pegar COVID eventualmente e aconteceu em junho desse ano! Ao contrario de muitos outros sobrevivi e me recuperei, porem foi uma das coisas mais preocupantes do meu ano.
- Mudei de país: Há muito tempo eu queria viver fora do Brasil nem que fosse por um tempo, e com sorte, esse ano consegui fazer a mudanca para o Canada, a firma patrocinou o visto e em junho eu e mozao colocamos nossas vidas em duas malas e viemos morar em Toronto.
- Fiz uma viagem internacional pela primeira vez em anos: Fazia muito tempo que eu não fazia viagens internacionais. Desde antes da pandemia não me sobrava grana para tanto e esse ano finalmente quebrei o jejum de conhecer novos paises e novas culturas, passei por mais de 15 aeroportos e 7 paises, em resumo… Foi um ano incrível.
- Passei por 7 países e mais de 10 cidades: sim voce leu direito. Ja fazem quase dois anos que eu trabalho com developer relations e esse ano voltei a colocar o pé na estrada para encontrar pessoas desenvolvedoras onde elas estiverem. Isso me levou a voar alto e pousar em varias cidades em prol de compartilhar conhecimento e ver pessoas. Isso pra não falar nos eventos online que também rolaram nesse ano. Segue a lista de paises: 🇬🇧 🇮🇪 🇦🇺 🇩🇪 🇨🇦 🇺🇸 🇧🇷 .
- Consegui andar mais de 18km em um único dia sem sofrer: No começo do ano com o início da volta a sair de casa, eu notei como 2 anos de pandemia foram detrimentais para minha saúde física. Eu não conseguia andar 100m sem precisar recuperar o fôlego. Então, comecei uma jornada de melhorar minha saúde. Voltei a me exercitar com foco de aproveitar os eventos sem ficar sofrendo e consegui chegar ao fim do ano tendo conseguido andar 18km num mesmo dia sem me sentir fadiga extrema ou precisando parar para recuperar o fôlego.
- Fui convidada a fazer parte do programa GitHub Stars: Que eu gosto de git e GitHub não é novidade, mas eu nunca acreditei que o meu trabalho para ajudar pessoas a usarem essas duas ferramentas fosse me trazer tamanho reconhecimento. Tudo que eu tenho feito é para ajudar pessoas e foi muito gostoso receber esse convite.
- Organizei o primeiro meetup no escritório: Veja bem, nem só de viagens vive a DevRel, depois de viajar um tantão, também consegui criar laços com algumas comunidades locais aqui por Toronto. Abri as portas do escritorio pro primeiro meetup presencial pós-pandemia do OWASP Toronto. Espero fazer mais disso ano que vem e já estou conversando com as PyLadies Toronto para me juntar ao capítulo.
- Vi neve pela primeira vez: eu nunca tinha visto neve ao vivo antes, e esse ano consegui marcar essa atividade como feito. Ainda estou esperando a “neve de verdade” cair para que eu possa montar um boneco de neve e fazer um anjinho na neve, mas isso só deve rolar ano que vem.
E por aí? Quais foram as coisas legais que rolaram no seu ano?